• " E eu, diz o Senhor, serei para ela um muro de fogo em redor, e Eu mesmo serei no meio dela, a sua Glória" ZC 2:5
 


GRÁFICO TÉCNICO DE PRECISÃO

Também conhecido como carta gráfica é um papel fabricado com tratamento químico e impressões específicas padronizadas para uso em registradores e equipamentos que analisam (medindo, pesquisando e controlando) durante um período de tempo o estado da produção e funcionamento geral, determinando assim, a qualidade do produto (segmento industrial) ou diagnosticando distúrbios na saúde (segmento Médico-hospitalar).

Possuem a qualidade de aceitar o registro sob as diversas condições de trabalho ( refino, densidade, rigidez, estabilidade e etc). Suas características são próprias para o uso que se destinam tais como -gramatura de 38 a 90gm, medidas e dimensões variadas, cores de impressão suaves (laranja claro, rosa, azul claro, verde claro e cinza ) para contrastar com as cores das tintas utilizadas para registro (verde, azul, preta, vermelha); tintas estas, aliadas importantes em todo o processo.

PAPÉIS SENSÍVEIS
São aqueles cujo registro do traçado ou imagem são feitos através de um estilete de safira/nylon ou chumbo que atrita com o papel, provocando aquecimento de sua ponta e o respectivo traçado das variáveis desejadas.

Normalmente são usados nos registradores de eletrocardiograma, ultrassonografia, tacógrafos, cromatógrafos e etc.

PAPÉIS ELETROSSENSÍVEIS
São aqueles cujo tratamento químico torna o verso do papel com a tonalidade escura cinza ou preta (também chamado, anteriormente de EKG).

Esse papel é usado em várias áreas de pesquisas e a sua marcação é feita com o eletrodo do registrador que deposita íons sobre o papel formando traços ou pontos para interpretação.

Normalmente utilizados em impressoras Du Polimatic USTER, batedor de pesagem OHARA HERGETH e etc...

PAPEL CONVENCIONAL
Seu beneficiamento se faz através da composição da matriz com dados específicos para impressão do gráfico, formatação de cores, furações, passos e graduação (tempo, temperatura, pressão, kgm/força) e corte no formato desejado: rolo; sanfona; retangular, A4 ou circular.

Seu registro é feito exclusivamente por meio da tinta localizada no reservatório das penas descartáveis (modelos e cores diversas) ou fixas, contidas no registrador.